domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos Pais


Não adianta! Nossos pais são nossos exemplos de vida. Como fomos criados, com amor ou destrato isso vai refletir no nosso futuro, positivamente ou não. E o pai tem por essa função, juntamente com a mãe, que mais passa a mão na cabeça do filho do que dá ordens. Já o pai não pede, exige!
Só quem teve um pai presente sabe o que é educação. Por hoje ser o dia deles, que são homens batalhadores, que trabalham o dia todo pra por comida em casa e por isso às vezes nem vêem os filhos crescer, é que venho aqui homenageá-los.
Mas como sabemos cada um tem o pai que merece, e eles não são todos iguais. Por isso vou citar a seguir os tipos de pais que existem...
Exator: faz cobranças minuciosas de tudo
Xerox: o filho tem que ser sua cópia perfeita
Expositor: exibe o filho como um produto numa feira  
Autocrata: em casa, quem decide, sou eu
Frustrador: corta, pela raiz, qualquer iniciativa
Caxias: se a lei existe, é para ser cumprida
Chantagista: se não fizer isto, é porque não me ama
Irresponsável: resolva isto com sua mãe
Comerciante: só te dou isto, em troca daquilo
Desligado: ignora tudo o que diz respeito ao filho
Inseguro: quem sabe, pode dar tudo errado
Provedor: tranqüiliza-se dando coisas ao filho
Permissivo: o filho pode fazer tudo o que quiser
Proprietário: o filho é meu e faço dele e com ele o que quero
Promotor: sempre encontra algo para acusar o filho
Educador: ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Formador: leva a sério a formação integral do filho
Democrata: dialoga para chegara um consenso
Disponível: reserva um tempo precioso para o filho
Observador: acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho 
Previdente: prepara o filho para aprender com os fracassos porvir  
Agradecido: reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Libertador: alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista
Responsável: paga o preço de nunca ser omisso
Religioso: revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.
Paciente: ensina que a maturidade não acontece sem tropeços
Esperançoso: acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Corajoso: enfrenta os combates pelo sentido da vida
Prudente: orienta afazer os passos, de acordo comas pernas
Realista: prepara o filho para viver muito além dos limites da família



Ás vezes amamos tanto nosso pai que não conseguimos demonstrar tal sentimento. Nessa relação entre pai e filho (a) envolve tanto respeito, gratidão, admiração, heroísmo. Nosso pai é nosso espelho. Ele nos dá estudo, amor e nem sempre compreensão, mas saiba, ele sempre está ai pra você, por mais difícil que a situação seja ele vai te apoiar. Ás vezes me arrependo por não falar todo dia que eu o amo, por vergonha ou por medo da sua reação. Mas eu o admiro muito e o tenho como meu herói. Só sou o que sou porque ele me ensinou o caminho a seguir e me apoio nas minhas decisões. Cuidem de seus pais, porque um dia eles que cuidaram de ti.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top